A maioria das pessoas acredita que um escoteiro apenas anda com um bonito uniforme, cumpre todos os dias uma boa ação e passa os fins-de-semana acampando. Com certeza, o Escoteiro faz muito mais do que isso.
O Escotismo é um movimento com o objetivo de complementar a educação do jovem, ou seja, faze-lo aprender alguns conceitos importantes para sua vida em um lugar diferente de sua casa ou escola.
GRUPOS ESCOTEIROS? O QUE SÃO?
Os grupos escoteiros são organizações onde o Método Escoteiro é desenvolvido, sem fins lucrativos, sem envolvimento partidário e desligadas de qualquer organização governamental. As pessoas que trabalham neles não são remuneradas e exercem este trabalho voluntariamente. No Escotismo não existe distinção de cor, credo ou classe social. Os grupos escoteiros geralmente estão situados em organizações militares, escolas e igrejas e estão subordinados a União dos Escoteiros do Brasil, cuja sede fica em Curitiba.
REUNIÕES E ACAMPAMENTOS
O Escotismo normalmente ocupa o tempo livre dos jovens e por isso as atividades quase sempre ocorrem aos sábados e os acampamentos nos finais de semana e feriados. Existem, porém, grupos que se reúnem durante a semana.
Os gastos com o escotismo são relativamente baixos, eles consistem basicamente da mensalidade do grupo escoteiro, que cobre as despesas organizacionais do grupo; da matrícula na UEB, que mantém a União dos Escoteiros do Brasil e proporciona que a mesma ofereça cursos e outras atividades relacionadas com o escotismo; do custo do uniforme; das taxas de acampamentos e atividades, que são cobradas para custear a alimentação e o transporte do jovem nestas atividades e de contribuições esporádicas elaboradas pelos próprios escoteiros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário